No âmbito do concurso “Brigada Verde”, pretendemos, na E.B.1/P.E. do Foro, levar a cabo um projecto denominado “BioAmigos”.
Este projecto tem por objectivo formar e consciencializar os alunos na educação para o ambiente e para a cidadania, para que, deste modo, criemos cidadãos conscientes das consequências da poluição no planeta Terra, demonstrando que devemos contribuir para um modo de vida sustentável. Para além deste objectivo, pretende-se fomentar a harmonia escolar e da comunidade, através de elementos naturais, nomeadamente, a presença de árvores, flores e legumes na escola, enquadrando-se no meio onde se insere.
Assim, através do embelezamento natural é possível promover uma consciência ambiental que vai além do espaço verde enquanto elemento harmonioso, promove-se a consciência da necessidade do cultivo das árvores, enquanto fornecedora de oxigénio, vital para a existência humana, e como forma de combate à poluição atmosférica. Este combate é travado com a plantação de árvores e flores para que se possa ajudar o equilíbrio natural do ciclo de dióxido de carbono, visto que é um dos gases de estufa que mais contribui para as alterações climatéricas.
Outro objectivo é a criação de locais naturais para a conservação da biodiversidade existente no lugar do Foro e alterar a condição, apontada pelos alunos, de escola com espaços exteriores um pouco mais agradáveis.
Pretende-se então criar e pôr em prática políticas sustentáveis na área dos espaços verdes, criando um espaço de reflexão e de ligação com a natureza.
Objectivos:
Tendo como tema central “A Floresta”, propomos um conjunto de actividades centradas nos alunos, visando a criação de mentes providas de sensibilidade ecológica e de sentido de responsabilidade que se reflictam não só no quotidiano escolar, mas também nas suas rotinas extra-escolares. Assumindo como ponto de partida e centro de intervenção a zona verde que circunda a escola, tentaremos, através deste que circunda a escola, tentaremos, através deste projecto de sensibilização ambiental, proporcionar às crianças experiências que se traduzam num contacto construtivo, interventivo e concreto com a natureza, incutindo de forma, simultaneamente divertida e pedagógica, os conceitos e práticas fundamentais da protecção ambiental.
Desta forma, promoveremos iniciativas de limpeza e manutenção dos espaços verdes e de “apadrinhamento” de plantas, tentando que, desta forma, para além do já referido sentido de responsabilidade, os alunos desenvolvam em sentimento de pertença e de afinidade com os elementos naturais que serão alvo da intervenção e com a natureza em geral.
Se, por razões lógicas, este projecto visa de forma especial, as crianças com crianças com maiores dificuldades de aprendizagem, concentração e motivação, tentaremos, porém, alargá-lo o mais possível a toda e qualquer actividade que levemos a cabo se torne, progressivamente, rotineira e usual nas vidas dos alunos e das suas famílias.
Sendo este um projecto que se pretende continuo e o mais duradouro quanto possível, definimos como primordial que, no final de todo este processo, todos os alunos tornem as actividades como suas e se identifiquem com estas ao ponto de as verem como um privilégio e não como uma obrigação – será pela presença (ou não) o sucesso e/ ou as falhas da globalidade do projecto.
Tentando não cair no erro usual de tentar suscitar nas crianças esta sensibilidade ecológica de forma complexa, teórica e abstracta, responsável e exequível de fazer com que o amor pela natureza e pela sua preservação, nasça nos jovens espíritas dos nossos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário